O livro Só Hífen: manual de consulta e autoaprendizagem, como diz seu nome, tem duplo objetivo e por isso divide-se em duas partes. A primeira se destina a consultas rápidas, com palavras dispostas em ordem alfabética como se fosse um dicionário: cada verbete traz uma frase de exemplo e, quando é o caso, outros termos que ilustram a forma de composição, com ou sem hífen. A segunda parte apresenta uma explicação gramatical objetiva, acompanhada de exemplos, dos diversos tipos de formação de adjetivos e substantivos compostos, das palavras compostas com prefixo, bem como dos hibridismos (que mesclam inglês e português).
Foi em 1976 que comecei a traçar a minha união amigável com o hífen. Ao ver na capa de um documento que se referia aos gastos e ao andamento das obras em cada unidade escolar o título “Relatório físico/financeiro”, perguntei ao professor se não deveria ser “físico-financeiro”, argumentando que a barra significava “ou”, e como no relatório se relacionavam os dois quesitos, tanto o físico quanto o financeiro, a grafia correta seria com hífen. Ele respondeu que até sabia disso, mas resolveu deixar do modo como os servidores da pasta vinham fazendo...
E assim, com o intuito de contribuir para que em contextos futuros os erros ortográficos não se perpetuassem, escrevi Só Palavras Compostas (EdUFScar, 2000), livro que tive de refazer em 2010 para adaptá-lo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Sempre entusiasmada com este amigo detalhista e criativo (vocês vão ver que é mesmo!), lancei-me ao preparo do Só Hífen, livro de características diferentes visando facilitar a consulta – pois os verbetes estão em ordem alfabética na Parte I – e a autoaprendizagem, com explicação gramatical mais ampla na Parte II.
Sobre a autora
Maria Tereza de Queiroz Piacentini é licenciada em Letras, possui Mestrado em Educação pela UFSC. É titular da Cadeira 21 da Academia Catarinense de Letras, diretora do Instituto Euclides da Cunha e responsável pelo conteúdo do sítio linguabrasil.com.br. Promoveu a revisão gramatical da Constituição do Estado de Santa Catarina (1989). Professora de português, trabalha também com revisão técnica de inglês e francês.
Publicou Só Vírgula – método fácil em vinte lições; Só Palavras Compostas – manual de consulta e autoaprendizagem; Não Tropece na Língua – lições e curiosidades do português brasileiro; Manual da Boa Escrita – vírgula, crase, palavras compostas; e-book Língua Brasil – tira-dúvidas de português para estrangeiros; Não Tropece na Redação – questões de gramática e estilo; além de capítulos em obras coletivas.
Especificações técnicas
Autora: Maria Tereza de Queiroz Piacentini
ISBN: 9788576006565
Publicação: 2025
Encadernação: Brochura
Formato: 21 x 14 cm
Nº de páginas: 174
Editora: EDUFSCAR
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade