Ode para Curitiba reúne duas obras de Assad Amadeo Yassim, Curitiba e Lua Branca de Setembro. Os poemas inéditos da primeira conduzem o leitor para o lirismo dos anos de 1970 e 80, época de uma metrópole ainda tímida, com uma população pequena, tradicional e pitoresca. É no centro de Curitiba e em seus parques, praças, bares, restaurantes e monumentos que ele navega seus versos e situa o cenário das suas reflexões.
Há melancolia, nostalgia, saudosismo da infância e um cruzamento de sensações pela maneira como a obra, na lavra do seu poeta, associa palavras e expressões.
Assad combina memórias diferentes numa só impressão, arte que valoriza a precisão dos seus versos e o seu talento em criar na mente do leitor a imaginação exata daquilo que pretende lembrar, relembrar, viver, reviver e sonhar.
As poesias conduzem o público, espontaneamente, a um misto de estímulos relacionados aos sentidos, pois ao mesmo tempo em que as primeiras odes de Yassim engrandecem a cidade de Curitiba, seus momentos históricos, o comportamento da sua gente, personalidades e lugares mais expressivos, elas também deprimem alegando a falta de novidades na cidade, a rotina que eleva mas também envelhece, os costumes sempre repetidos que levam o poeta à conclusão de que já viu de tudo e conquistou a calma final porque nada mais espera.
Sobre o autor
Assad Amadeo Yassim nasceu em Curitiba em 15 de agosto de 1935. Bacharelou-se em Direito pela UFPR, ingressando na magistratura na sequência. Em 1981 foi nomeado, por merecimento, para o cargo de juiz do Tribunal de Alçada do Paraná.
Como escritor, publicou aos 16 anos seu primeiro livro de poesias, Pó do Deserto, recebendo o título de “o mais jovem poeta paranaense”. Nos anos seguintes lançou diversos livros de poemas, assim como obras jurídicas. Foi colaborador dos jornais O Estado do Paraná e Gazeta do Povo. Faleceu em julho de 1985.
Especificações técnicas
Autor: Assad Amadeo Yassim
ISBN: 9788565017275
Publicação: 2019 - 1ª edição
Encadernação: Brochura
Formato: 20 x 14,5 cm
Nº de páginas: 192
Editora: Bonijuris
Coleção: Helena Kolody – volume 4
Acesse o link e saiba mais sobre nossa política de garantia total.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade